Montadora chinesa negocia fábrica em Piracicaba

Crédito: sampi.net.br
Prefeitura confirma negociação com montadora chinesa
A Prefeitura de Piracicaba confirmou que mantém tratativas com uma montadora chinesa de veículos para a possível instalação de uma unidade industrial no município. A informação foi mencionada pelo prefeito Helinho Zanatta durante a inauguração da Ges.
Sigilo estratégico
Por esse motivo, a Prefeitura não divulga detalhes como o nome da empresa, o estágio das conversas, estimativas de investimentos, geração de empregos ou condições que possam estar sendo discutidas. Segundo a gestão, a exposição antecipada dessas informações poderia comprometer o processo e reduzir a competitividade de Piracicaba na atração do empreendimento.
Foco no desenvolvimento econômico
A administração reforça que atua de forma permanente para ampliar a atratividade econômica do município, com foco na geração de empregos e no fortalecimento do ambiente de negócios.
Piracicaba já atrai chinesas
Piracicaba já foi citada em projetos ligados à indústria de mobilidade. Em abril deste ano, foi anunciado que a cidade será uma das bases da expansão da Higer Bus no Brasil, fabricante chinesa de ônibus, com a instalação de um Centro Técnico prevista para setembro de 2026.
Detalhes do projeto da Higer Bus
- Estrutura de 8 mil m², sendo 4 mil m² de área construída.
- Voltada à nacionalização de componentes, capacitação técnica e operação de um hub logístico de peças.
- A iniciativa integra a estratégia de consolidação da empresa no país, que também inclui uma sede comercial em São Paulo.
Fundada em 1998, a Higer Bus atua em mais de 150 países e vem ampliando sua presença no mercado brasileiro com foco em tecnologias de eletrificação e hidrogênio, além da adaptação de seus veículos às exigências locais, processo conhecido como “tropicalização”.
A prefeitura não detalhou se a nova negociação é com a mesma empresa ou com outra montadora chinesa.
Perguntas Frequentes
Qual montadora chinesa está negociando com a Prefeitura de Piracicaba para instalar uma fábrica?
A Prefeitura de Piracicaba confirmou que mantém tratativas com uma montadora chinesa de veículos, mas não divulga o nome da empresa para não comprometer o processo.
Por que a Prefeitura de Piracicaba não divulga detalhes sobre a negociação com a montadora chinesa?
A administração afirma que a exposição antecipada de informações como nome da empresa, investimentos e geração de empregos poderia comprometer o processo e reduzir a competitividade de Piracicaba na atração do empreendimento.
Piracicaba já tem alguma relação com montadoras chinesas antes dessa negociação?
Sim, em abril foi anunciado que a Higer Bus, fabricante chinesa de ônibus, instalará um Centro Técnico em Piracicaba, com previsão para setembro de 2026, incluindo 8 mil m² de estrutura e hub logístico de peças.




























