Governo renova isenção de imposto para carros elétricos
Crédito: G1
O governo federal renovou, nesta terça-feira (23), a isenção de imposto de importação para veículos elétricos semimontados e desmontados. A decisão, tomada pelo Gecex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior), estabelece uma cota de US$ 463 milhões para importações sem tributação durante seis meses, a partir de 1º de julho de 2026. A renovação ocorre após o fim do prazo anterior, que expirou em 31 de janeiro deste ano, e atende a um pedido da montadora chinesa BYD.
Detalhes da renovação da isenção
A nova cota abrange veículos montados no Brasil (CKD) e semimontados no país (SKD), que não pagarão imposto de importação até o limite definido. O governo esclareceu que a importação de carros montados não será contemplada por qualquer tipo de cota. A modalidade de isenção temporária volta a integrar o cronograma de elevação tarifária para carros elétricos híbridos e importados, que prevê alíquota de 35% a partir de janeiro de 2027. A resolução foi publicada após solicitação da BYD, que buscava redução do imposto sobre veículos desmontados.
Críticas da Anfavea e pressão de montadoras
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) criticou a medida, afirmando que ela é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças. Quatro das principais montadoras em atividade no Brasil — Volkswagen, Stellantis, GM e Toyota — uniram-se para pressionar o governo contra a isenção. Elas assinaram uma carta conjunta endereçada ao presidente Lula, pedindo que o benefício não fosse concedido. A associação e as montadoras argumentam que a isenção prejudica a indústria nacional e o emprego no setor.
Crescimento das vendas e infraestrutura
Paralelamente, as vendas de carros elétricos dispararam no primeiro trimestre de 2026, indicando aumento da demanda. Para atender a esse crescimento, um porto que é porta de entrada dos veículos elétricos importados pelo Brasil está ampliando sua capacidade, com investimento de R$ 35 milhões no Espírito Santo. A renovação da isenção pode acelerar ainda mais as importações, mas a indústria nacional alerta para os riscos à competitividade local. A medida segue em vigor até o fim do ano, quando a alíquota de 35% passará a valer para todos os modelos.
Perguntas Frequentes
Qual é o volume de importação de carros elétricos que não pagará imposto e a partir de quando vale?
O volume de importações que não pagarão imposto é de US$ 463 milhões durante seis meses, a partir de 1º de julho de 2026.
Por que a Anfavea criticou a renovação da isenção de imposto para importação de carros elétricos?
A Anfavea disse que a medida é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças.
Quais montadoras se uniram para pressionar o governo contra a isenção do imposto de importação?
Volkswagen, Stellantis, GM e Toyota assinaram uma carta conjunta endereçada ao presidente Lula pedindo que a isenção do imposto não fosse concedida.




























